Análise Bromatológica e Micotoxinas

A qualidade dos alimentos fornecidos aos animais é de suma importância para a saúde do rebanho e potencialização de altos índices de conversão alimentar.

As análises Bromatológicas tem o objetivo de determinar a concentração de elementos químicos como proteína, gordura, umidade, resíduo mineral, carboidrato, fibras e minerais (Ca, Mg, P, K, Cu, Fe, Mn, Zn, B, S) que serão utilizadas como ferramenta para a formulação de alimentos destinados à nutrição animal.

Também denominada como análise de ração, a composição bromatológica de alimentos utilizados para a base de dietas para nutrição animal, especificamente silagem, fenos, palhas, forrageiras, rações.

As micotoxinas são metabólitos tóxicos secundários produzidos por fungos, esses metabólicos contribuem de maneira negativa para a qualidade dos alimentos e sobretudo interferem diretamente na saúde dos animais. A contaminação de rações, grãos e outros alimentos por micotoxinas pode variar de acordo com as condições ambientais, métodos de processamento ou produção e armazenamento. Vai também depender do tipo alimento, já que alguns grãos são substratos mais aptos que outros para o crescimento de determinados fungos
Das mais de 400 micotoxinas catalogadas, as aflatoxinas, ocratoxina, fumonisinas, tricotecenos e zearalenona são as mais importantes na produção animal.

O cenário que as micotoxicoses estabelecem na produção animal é bastante desafiador, diante disso, precisamos utilizar ferramentas, aditivos que impedem as micotoxinas de serem absorvidas pelos animais e estratégias de garantir boa qualidade de matéria prima, a fim de minimizar os efeitos que impactam diretamente os índices zootécnicos.

É muito importante analisar os alimentos fornecidos aos animais para verificar a presença de micotoxinas e suas concentrações, inferindo assim qual o possível dano a ser causado ao animal e buscar soluções para o controle desses fungos.

Preencha o formulário abaixo para realizar um orçamento