Análise de Extrato de Saturação do Solo

A análise do extrato de saturação também conhecida como pasta de saturação é realizada desde a década de 50 nos Estados Unidos, no Brasil é uma análise recente que vem se tornando uma ferramenta importante junto com a análise convencional para o diagnóstico da fertilidade do solo.

A análise do extrato de saturação do solo nada mais é do que a análise da solução do solo. A solução do solo, além de fornecer água para as plantas, carrega os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas e essencial para as trocas entre as raízes e a parte sólida do solo.

Após a Coleta das amostras, elas são enviadas ao laboratório de análise do solo, em seguida é adicionado água ultra purificada ao solo até atingir o ponto máximo de saturação, obtendo-se uma pasta ou “pasta de saturação. Após atingido o ponto de saturação, o solo é mantido em contato com a água por no mínimo 12 horas, após este tempo de reação da água como solo é feita a filtração a vácuo que retira a água livre do solo que se dá o nome de extrato de saturação. Com este extrato são determinados os elementos químicos essenciais para o desenvolvimento da planta.

Alguns pontos que devemos observar sempre ao analisar o laudo da análise de extrato de saturação. Um deles é que em períodos secos a tendência é que o nível de sal no solo seja maior, sendo que o contrário ocorre em dias de chuva.

A disponibilidade de nutrientes depende de vários fatores: material de origem do solo, pH do solo, teor de matéria orgânica, adição de fertilizantes e do manejo. Com os resultados da analise de extrato de saturação e a analise convencional de solo o técnico terá maiores condições de avaliar a fertilidade do solo e fazer melhores recomendações.

Preencha o formulário abaixo para realizar um orçamento